Quais os benefícios da biotina para o cabelo?

Vamos entender o que é a biotina? Talvez mais conhecida como Vitamina B8, B7 ou H (Complexo B), pode ser encontrada em alguns alimentos e também em forma de cápsulas, para quem ainda não consegue incluí-la em sua dieta. Especialistas dizem ser essencial para o nosso corpo por ser hidrossolúvel , ou seja,  ela é absorvida pelo nosso intestino e depois é levada aos tecidos através da circulação, sendo necessário a ingestão diária da vitamina porque eliminamos o excesso facilmente pela urina. 

Vamos conhecer os benefícios da biotina para o cabelo

Vamos começar entendendo o que é a queratina e qual a sua função nos cabelos. A queratina é uma proteína produzida pelo próprio corpo e é responsável por proporcionar resistência e elasticidade aos fios, porém quando ficamos expostos a ações naturais ou a produtos químicos, temos a sua quantidade reduzida, o que pode levar o aumento da perda de água e de nutrientes. A biotina além de auxiliar no metabolismo dos nutrientes essenciais para a hidratação dos fios e do couro cabeludo, é fundamental na produção de queratina. 

Quais outros benefícios podemos encontrar?

  • Como ela vai auxiliar a produção de queratina, os cabelos consequentemente irão crescer com uma resistência maior.
  • Com o fortalecimento dos fios, a queda de cabelo poderá ser reduzia.
  • Retarda o aparecimento dos indesejados cabelos brancos.
  • Fios danificados e com a espessura anormal, também irá beneficiar com a biotina, pois ela poderá devolver a normalidade dos cabelos.

Vale lembrar que mesmo com a utilização da biotina, os resultados irão variar de pessoa para pessoa, pois outros fatores podem influenciar o aparecimento de determinados problemas, como a genética.

Quais alimentos ricos em biotina?

Alimentos ricos em biotina

Mesmo sendo difícil encontrar pessoas com deficiência de biotina, quem está passando pelo processo de hemodiálise ou que tenha uma dieta limitada por conta da diabete, pode ser mais comum a deficiência da vitamina. A quantidade adequada de ingestão da vitamina pode variar de acordo com a idade, então se sentir necessidade, consulte um médico.

Veja 8 alimentos que não podem faltar no seu prato

  • Abacate
  • Amendoim
  • Nozes
  • Banana
  • Pão integral
  • Framboesa
  • Sementes de girassol
  • Ervilha
Biotina para cabelo

*Vale lembrar que a lista de alimentos é bastante variada, sendo os itens citados apenas uma amostra geral. A forma correta de descobrir e montar uma alimentação adequada é consultar um nutricionista ou um médico nutrólogo.

Será que estou com falta de biotina no corpo?

Como já dito anteriormente, a deficiência desta vitamina é muito rara, sendo encontrada a grande maioria das vezes em pessoas com alguma doença ou condição que pode debilitar a sua alimentação. Os principais sintomas são: Cansaço, perda de apetite, pele e olhos ressecados e insônia.  Nunca faça uso de remédios sem consulta médica.

Importante: As informações e sugestões divulgadas pelo site mundo pró-saúde não tem autoridade profissional, e de forma alguma devem ser consideradas como conselhos médicos. Recomenda-se sempre procurar um profissional habilitado antes de tomar qualquer atitude e medicamento.

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