Cabelo branco precoce? Você pode ter canície.

Canície e cabelo branco precoce

A canície, também conhecida como a despigmentação capilar, começa a dar os primeiros sintomas em torno dos 30 anos de idade e tende a aumentar conforme o tempo vai passando. Você já deve ter deparado com jovens na faixa dos trinta e poucos anos com vários cabelos brancos, e se você se enquadra neste grupo, não se desespere, pois o primeiro passo é entender o porque do surgimento do cabelo branco precoce.

Por que ocorre a canície?

A canície ou os cabelos brancos, pode ter vários fatores que influenciam diretamente a despigmentação dos fios, mostrando que a idade interfere sim no processo, porém outros motivos também podem fazer parte de todo o conjunto de influências. Uma explicação mais técnica seria uma alteração no gene IRF4, responsável pela regulação da melanina,( Responsável pela cor dos cabelos). Com o passar do tempo os melanócitos, responsáveis pela produção da eumelanina (Responsável pela cor castanha e preta) e também da feomelanina (Responsável pela cor loira e castanho-avermelhada), envelhecem e o resultado você já sabe. 

Canície

Outros fatores que influenciam o cabelo branco precoce

Não contando o fator genético, que é um dos principais motivos, como citado anteriormente, outros desencadeadores podem influenciar bastante o aparecimento dos fios sem pigmentação, são eles:

1-Alimentação

Uma dieta cheia de alimentos nutritivos pode diminuir o processo de envelhecimento dos melanócitos e assim ajudar a retardar a despigmentação. Quando for escolher a sua alimentação, coloque sempre produtos ricos em vitamina A, ferro e zinco.

2-Estresse

Acredite ou não, o estresse pode ter ligação com o cabelo branco precoce. Hoje em dia, vivemos em um mundo totalmente diferente do que alguns anos atrás, e isto se dá pela tecnologia que teve um avanço gigantesco em pouco tempo, trazendo bastante coisas positivas, porém dentre tudo que ela trouxe, o estresse, que antes existia de uma forma menos agressiva, está cada vez aumentando. O cortisol é um hormônio relacionado ao estresse, e ele tem o poder de intoxicar o ambiente onde as células que são responsáveis por dar cor aos fios estão, acelerando assim o processo da perda da cor dos cabelos. Existe algumas alternativas para controlá-lo, como a meditação, yoga e em alguns casos, a hipnoterapia, que pode ter uma ajuda grandiosa.

3-Faixa etária por raça

De acordo com o site “super abril” , existe uma relação entre a raça e a idade que os cabelos brancos podem surgir. Os caucasianos costumam ter os primeiros fios brancos dos 35 aos 45 anos, já os orientais dos 45 ao 55 anos e os negros só após os 55 anos.

 

Pode ocorrer do cabelo ficar branco antes dos 20 anos?

canície

O nosso corpo humano é uma máquina cheia de surpresas, mesmo sendo raro, alguns especialistas dizem que pode acontecer. Existe uma síndrome chamada “Síndrome de Werner” ou Pangéria, onde, além de outros problemas, os cabelos brancos começam a surgir bem cedo e tem o seu avanço rapidamente, entretanto, neste caso é melhor ouvir de um especialista. Escolhemos um vídeo retirado do youtube para que você entenda melhor.

Fonte: Youtube – Canal Destaque Tibagi.

Mesmo que os cabelos brancos causem um mal-estar em muitas pessoas, saiba que várias delas estão passando por um processo muito importante de autoaceitação e assumindo os fios brancos. O mundo pró-saúde é sempre a favor do seu bem-estar, então se este problema te incomoda, recomendamos procurar um especialista antes de tomar qualquer providência.

Artigos que podem ser do seu interesse

Como acabar com cabelo branco naturalmente
Como acabar com o cabelo branco naturalmente. Conheça uma técnica ótima para você que ainda não esta preparado para assumir os fios brancos.
Alergia a tinta de cabelo
Alergia a tinta de cabelo? Saiba as possíveis causas e maneiras de prevenir que ela acabe com seu cabelo e também o couro cabeludo.

Importante: As informações e sugestões divulgadas pelo site mundo pró-saúde não tem autoridade profissional, e de forma alguma devem ser consideradas como conselhos médicos. Recomenda-se sempre procurar um profissional habilitado antes de tomar qualquer atitude e medicamento.

Please follow and like us:
Summary
Review Date
Reviewed Item
O que é canície.
Author Rating
41star1star1star1stargray

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *