Como saber meu tipo de cabelo (Masculino)?

Como saber meu tipo de cabelo masculino

Se você faz parte da grande maioria das pessoas que acreditam que existem apenas dois tipos de cabelos ( Crespos e Lisos), tenho que lhe informar que essa informação, que você acreditou a vida toda, está errada. Um estudo, chamado sistema Andre Walker, criado pelo cabeleireiro da Oprah Winfrey, definiu 4 tipos de cabelos com 3 subcategorias cada.

Como saber meu tipo de cabelo masculino

Qual a importância de saber o tipo de cabelo?

É interessante pensar que talvez, mais da metade da população, não faça ideia do tipo de cabelo e passa a vida toda usando produtos e cortes inadequados para o  seu tipo. Sabe-se que os fios são bastante importante para autoestima, então ter conhecimento profundo sobre eles irá não só ajudar na beleza estética mas também no bem-estar mental. Um ponto importante é lembrar que apesar da criação de Andre Walker, cada pessoa pode ter um modelo de cabelo diferente, mesmo se enquadrando em um mesmo tipo, mas mesmo assim o direcionamento irá facilitar bastante a sua vida. Chega de explicação e vamos direto ao ponto.

Quais são os tipos de cabelos de acordo com o estudo de Andre Walker?

Cabelos tipo 1- Lisos

Os cabelos tipo 1 são os lisos e suas características são: Retos e sem ondulação da raiz até a ponta do cabelo fazendo com que os fios sejam mais oleosos devido a facilidade do óleo do couro cabeludo percorrer todo o fio desde a raiz até a ponta. Cada tipo de cabelo tem uma subdivisão sendo a do cabelo tipo 1 masculino:

1A- Tem os fios finos e maior chance de oleosidade. 

1B- O cabelo ainda continua liso (Segue a categoria) porém o fio é um pouco mais grosso.  

1C- São lisos porém é o mais grosso das 3 subdivisões.

Como saber meu tipo de cabelo masculino

Cabelos tipo 2 - Ondulados

Este tipo é representado por seu formato em “S”, eles não são retos em sua totalidade por isso não são considerados lisos porém é bastante difícil formar cachos. A oleosidade do couro cabeludo consegue chegar quase na totalidade dos fios devido a sua curvatura não ser tão forte mas aconselha-se manter uma hidratação constante. Subdivisão do cabelo tipo 2 masculino:

Cabelo 2A masculino

Causa muita discussão, pois são quase lisos, mas quando observados pode-se perceber as ondulações. Apresenta um volume retraído e ressecamento nas pontas.

Cabelo 2B masculino

Este subtipo pode-se perceber com mais facilidade as ondulações dos fios pois elas começam a aparecer de forma mais marcante e volumosa.

Cabelo 2C masculino

Nesta categoria os cachos já aparecem mais nítidos que na categoria 2B, quase formando cachos, porém ainda são abertos e tem um leve ressecamento.

Cabelos tipo 3 - Cacheados

Esse tipo de cabelo, por ter um cacho mais definido, torna-se de fácil identificação e devido a eles (cachos) os fios tendem a ser mais ressecados devido a dificuldade da oleosidade percorrer da raiz a ponta.  Um dos métodos encontrados para evitar esse aspecto ressecado, seria a utilização de óleos vegetais, onde irá dar mais brilho e manter ele úmido por mais tempo.

Como saber meu tipo de cabelo masculino

Cabelo 3A masculino

Apesar da proximidade com o cabelo ondulado, os cachos são maiores e aparentam liberdade é comum esta categoria apresentar frizz

Cabelo 3B masculino

Os cachos 3B tem maior espessura e definição na maior parte do cabelo, sendo menores ( volta dos cachos) que o 3A.

Cabelo 3C masculino

Os cachos 3C são bastante definidos tendo os cachos mais apertados e bastante volumoso.

Cabelos tipo 4 - Crespos

Como citado anteriormente os cabelos com mais voltas tendem a ser ressecados, então os cabelos masculinos tipo 4 não seria diferente, por isso a necessidade de realizar umectação e nutrição se a intenção for deixá-lo mais úmido e com brilho.  O tipo 4 tem uma vantagem pois apresenta grande volume ( Almejado por muita gente) o que pode ser uma boa para quem tem vontade de fazer um penteado estiloso.

Como saber meu tipo de cabelo masculino

Cabelo 4A masculino

Dentre os subgrupos dos cabelos tipo 4 este tipo tem um formato mais aberto em relação aos outros formando cachos de circunferência pequena.

Como saber meu tipo de cabelo masculino

Cabelo 4B masculino

O tipo 4B pode ser definido como o meio termo das categorias 4, pois ele ainda pode possuir alguns cachos mas não em sua totalidade.

Cabelo 4C masculino

Cabelos tipo 4C apresentam o formato de "Z" porém em alguns casos podem ter a formação de cachos bem pequenos misturando ao formato citado. Possui fator encolhimento ( cerca de 75%).

Agora que todos os tipos de cabelos masculinos foram apresentados você pode identificar a sua categoria e começar a tratá-lo da maneira mais correta

Saiba mais

Hairloss blocker
Queda de cabelo
Remédio para queda de cabelo
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *