O que é Prana e Pranayama ?

Prana

Prana

Parte dos ensinamentos e práticas espirituais foram passadas do oriente para o ocidente e que por muito tempo os orientais eram detentor da “verdade” , porém com o advento das grandes navegações, exploração dos continentes, dentre outros motivos, esse conhecimento chegou e continua chegando através da tecnologia, ganhando vários adeptos . Um dos conhecimentos passados foi a existência do “Prana”, que tem como explicação básica ser a força vital de toda a criação, então tudo que tem vida e que está em movimento, podemos chamar de PRANA.

Saiba os 5 tipos de prana

O que é Prana e Pranayama
O que é prana e pranayama
  • Prana - Localizada na parte superior do corpo e tem ligação com a inteligência e o funcionamento motor do corpo, alguns dizem que o seu desequilíbrio pode ocasionar insônia.
  • Apana - Tem seu ponto no baixo ventre e tem a função de organizar os fluxos de urina, a potência sexual e até ciclos menstruais. Dizem que seu desequilíbrio pode causar sonolência e lentidão.
  • Samana - Está localizada no intestino delgado e tem uma função especial, que é a regulação do aparelho digestório então o seu desequilírbio pode causar problemas nessa região.
  • Udhana - Tem a sua localização na garganta onde tem a função de coordenar a fala, a entonação da voz além de ter uma função especial no controle da nossa força de vontade. Um desequilíbrio pode gerar um descontrole nas emoções.
  • Vyana - Concentrado no órgão mais importante do corpo, o nosso coração, então a sua função é estimular e controla o fluxo sanguíneo e articulações. O seu desequilíbrio pode causar algum incômodo físico, como as dores e uma possível perda da flexibilidade.

O que é pranayama?

Agora que sabemos o quanto a energia vital ( Prana) é essencial em nossas vidas e também como o desequilíbrio de alguma dos 5 tipos pode afetar nosso bem-estar, a ideia mais inteligente é aprender como equilibrar esta energia, não é? Pois é neste momento que começa o entendimento do que é pranayama. 

E como o pranayama irá equilibrar minha energia?

Pranayama, do sânscrito,  tem como significado respiração, e é exatamente isto que este exercício, se assim podemos chamar, consiste. Já  não é mais segredo que temos o poder de controlar nossa ansiedade através da nossa respiração, fazendo com que ocorra um equilíbrio entra corpo e mente.

Locais apropriados para a prática

Parece que é impossível encontrar um tempo e local onde você tenha paz e silêncio para praticar suas atividades silenciosas, mas com uma boa organização você consegue separar um espaço na sua agenda para respirar. O pranayama apesar de ter uma flexibilidade de lugares para a realização, aconselha-se a escolha de locais onde o contato com a natureza seja direto, podendo ser em parques, locais da casa com plantas próximas e até mesmo, para quem tem esse privilégio, na praia.  Então,  agora que já pensou no local ideal, vamos conhecer os benefícios deste exercício.

 

Lista de benefícios
  • Melhora a digestão - Durante a prática, uma postura adequada alinhada com a respiração pode mover o nosso diafragma que moverá, paralelamente, os órgãos do abdômen.
  • Pele mais bonita - Pode parecer mentira, mas a nossa respiração também pode dar resultados ótimos para a nossa pele, devido ao oxigênio que é dado ao corpo.
  • Reduz o estresse - Mesmo sendo o item mais óbvio, muita gente desconhece que o pranayama tem esse poder.
  • Ajuda a perder peso - Você sabia que o estresse pode desencadear uma compulsão por alimentos? Então a redução dele irá te tornar mais consciente na hora de se alimentar, fazendo com que você escolha, cada vez mais, alimentos sudáveis.
O que é prana e pranayama

Que tal aprender um exercício?

Agora que você já sabe o que é Prana, Pranayama e seus benefícios, que tal aprender uma atividade para se familiarizar com a prática? Então, antes de tudo, escolha um ambiente agradável onde você possa se concentrar, tendo preferências por locais calmos e como já foi dito, próximos a natureza.

 

Este exercício tem o poder de equilibrar e trazer harmonia.
  • Fique de pé, olhando para o leste e tape a fossa nasal esquerda e comece a respirar até que seu pulmão encha totalmente.
  • O tempo é de 8 palpitações do coração.
  • Durante a aspiração comece a visualizar o que você deseja pois os átomos absorvidos irão te auxiliar na realização
  • Agora será necessário realizar 4 fases (Pulsações) de retenção.
  • Agora entra na parte da exalação que deve ser realizada pela venta esquerda (Fechando o lado direito) e contando 8 pulsações
  • A quarta e última fase é a parte de relaxar e manter o pulmão vazio por 4 pulsações.
  • Agora recomece todo o exercício invertendo a fossa nasal (Esquerda para direita).

Não custa tentar!

O que é Pranayama e Prana

Nós ainda temos pouco, ou quase nada, de conhecimento sobre o poder da respiração, mas quando essas práticas começarem a serem aceitas, uma grande transformação irá acontecer ao redor do mundo. Uma dica é antes de qualquer atividade, procurar um profissional que possa te orientar. Uma alternativa que vejo grande parte dos iniciantes fazendo é o estudo através de cursos online ou presenciais.

Saiba mais

Meditação para iniciantes
Treinamento online de meditação para iniciantes
O poder dos mantras
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *