Tricoptilose – O que causa pontas duplas?

Tricoptilose- O que causa pontas duplas

Tricoptilose, o que é? Por mais que seja um nome bastante diferente do nosso cotidiano, não se assuste, pois trazendo para a linguagem informal, trata-se das famosas pontas duplas. Explicando de uma forma mais científica, trata-se do rompimento das pontas, podendo se dividir em duas ou mais, tirando a paz de grande parte das mulheres. (Lembrando que a ponta dupla pode ocorrer tanto em cabelo masculino quanto em cabelo feminino, a prova disso é a grande procura de resposta para a pergunta: “O que causa pontas duplas?”).

O que causa pontas duplas?

De uma forma geral, a ponta dupla vem acompanhado de ressecamento, deixando o cabelo com aquele aspecto de  seco. Diversos fatores podem contribuir para o aparecimento deste problema, e os principais são: 

Uso abusivo de secador e chapinha.

Expor o cabelo e o couro cabeludo ao calor não irá favorecer em nada os fios. O aparecimento de pontas duplas pode acontecer quando o abuso de secador, chapinha e banhos quentes acontecem em excesso, por isso fica o alerta para controlar a exposição do cabelo a esse tipo de procedimento.

Falta de hidratação.

Não é segredo que um cabelo sem hidratação faz com que os fios fiquem secos e com frizz. Devido a estes fatores e a não umidade no interior dos fios, o surgimento de pontas duplas é praticamente inevitável.

Utilização de produtos químicos.

A utilização de produtos químicos quando não é feita com cautela pode trazer diversos danos para a saúde. Alguns processos comuns, como a coloração e alisamento dos fios, quando executados de forma excessiva ou inadequada faz com que a fibra capilar seja agredida, aparecendo assim as pontas duplas juntamente com a quebra.

Como acabar com as pontas duplas?

O que e tricoptilose- O que causa pontas duplas

Navegando pela web, vendo entrevista com profissionais e lendo os motivos que causam, podemos chegar a conclusão de que a prevenção das pontas duplas é um pouco óbvia, porém o óbvio também precisa ser dito. Veja uma lista de tarefas que você precisa seguir se quer realmente acabar com este incômodo.

  • Pentear o cabelo com cuidado .

Sempre que for colocar o pente no seu cabelo, tente utilizar algum creme para auxiliar. A maioria dos cabeleireiros experientes costuma pentear a parte de baixo e depois sobem, mas em casa basta ter cuidado um cuidado especial, de forma leve e sem pressa.

  • Faça uma hidratação semanal.

Geralmente os cabelos com pouca hidratação necessitam da reposição de água nos fios, então uma boa hidratação seguida por cremes, que servirá como transportador de nutrientes será um procedimento excelente para acabar com as pontas duplas.

  • Protetor térmico.

Não tenha medo de usar um protetor térmico se você for adepta da chapinha, secador ou qualquer outro equipamento gerador de calor. O protetor irá proteger seu cabelo e o deixará bem resistente aos danos que poderiam ser causados.

  • Corte o cabelo regularmente.

Na verdade, não necessariamente você precisa fazer um corte radical, pois para a tricoptilose é necessário apenas aparar as pontas regularmente. Recomenda-se fazer este corte a cada 2 meses.

Agora não tem mais desculpas para não tratar a tricoptilose, pois você já sabe o que causa pontas duplas.

Saiba mais
Hairloss blocker é bom
Entenda como o jogador Túlio Maravilha driblou a calvície e esta atacando novamente com os cabelos mais volumosos.
Gel, cera ou pomada?
Gel, cera ou pomada? Qual o melhor produto para passar no cabelo?Saiba tudo sobre estes três produtos e veja o melhor para o seu tipo de cabelo
Please follow and like us:
Summary
Review Date
Reviewed Item
Tricoptilose
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *