Alergia a tinta de cabelo? Quais cuidados tomar? Saiba tudo.

Alergia a tinta de cabelo

Você sabia que a alergia a tinta de cabelo atinge mais pessoas do que imaginamos? De acordo com estudos, retirados do site NCBI, estima-se que a alergia a PPD, presente na grande maioria das tintas, pode chegar a 6% da população, por isso a importância de prestar atenção aos sinais que os cabelos e o couro cabeludo der, para que a paralisação dos procedimentos seja feita.

Quais sintomas podem ser sinal de alergia a tinta de cabelo?

É bastante importante, sempre que utilizarmos qualquer produto no nosso cabelo, prestarmos atenção as reações que ocorre durante e após a utilização. No caso da tinta de cabelo, diversos sintomas podem aparecer e indicar que o produto irá fazer mal para seu cabelo ou couro cabeludo. Apesar de que as tintas estarem mais preparadas hoje em dia, todo cuidado é pouco, quando se trata de uma região sensível como nossa cabeça.

Sintomas que merecem atenção.

Alergia a tinta de cabelo

Leve ou branda

Ela pode começar com uma simples coceira ou formigamento no couro cabeludo, seguidos ou não de queda de cabelo e dermatites. Este tipo de alergia não fica restrita ao couro cabeludo, em alguns casos mais raros, ela pode aparecer no pescoço, pálpebras e orelhas, formando pus no local.

Grave

Este tipo de alergia aparece em forma de inflamação mais intensa, podendo aumentar a sua gravidade. Um ponto preocupante é que se ocorrer este tipo de alergia, corre o perigo de espalhar para outras partes do corpo, podendo causar alterações fisionômicas, como: Inchaço no couro cabeludo e no rosto, causando, em alguns casos, perda da visão temporária.

Muito grave

Neste caso, os cuidados devem ser maiores, pois o  contato com o produto pode resultar em resultados fatais, como choque anafilático e dificuldade de respirar. Quem tem alergia de forma muito grave, pode sentir coceira de forma instantânea, fique atento.

Fonte: CPT.

O que causa alergia a tinta de cabelo?

De acordo com estudos divulgados pelo site NCBI, a maioria dos casos esta ligado ao contato com a parafenilenodiamina ou PPD. Esta substância, quando em contato com a pessoa alérgica, pode atacar o sistema imunológico, desencadeando uma reação inflamatória. Em alguns casos pode causar caspa e até queda de cabelo. Aconselha-se fazer um teste rápido para evitar grandes danos.

alergia a tintura de cabelo

Geralmente, vem especificado na caixa do produto, os procedimentos para que você possa realizar o teste, aconselha-se seguir os passos corretamente. O que se encontra de um modo geral é a aplicação do produto, em pequena quantidade, no pulso ou atrás das orelhas e deixe agir por 30 minutos. Após este passo, lave o local e espere por 24 horas, se sentir coceira ou notar qualquer alteração no local, recomenda-se a não utilização do produto. A melhor maneira de prevenir, é consultar um médico especializado.

Um caso real

Uma jovem inglesa, de 18 anos, teve uma reação alérgica a tinta de cabelo e relata que ficou com o rosto todo deformado. O caso aconteceu em novembro de 2018, a jovem Georgiana Paraskea, estava disposta a mudar o visual, porém não contava, que um procedimento aparentemente simples, poderia transformar radicalmente o seu rosto.

Ela foi encaminhada para o hospital, alegando dor nos olhos, o que levou a perda da visão por dois dias. Ela teve que se submeter a medicamentos próprios para casos como este, onde foi melhorando aos poucos. Após o ocorrido ela disse que devido ao susto, só utiliza produtos naturais quando quer colorir os cabelos.

Importante: As informações e sugestões divulgadas pelo site mundo pró-saúde não tem autoridade profissional, e de forma alguma devem ser consideradas como conselhos médicos. Recomenda-se sempre procurar um profissional habilitado antes de tomar qualquer atitude e medicamento.

Saiba mais

Como acabar com cabelo branco naturalmente
Descubra o segredo que a maioria das pessoas estão usando para acabar de vez com os cabelos brancos.
Lavar a cabeça todos os dias faz mal? Veja se você esta tratanto corretamente dos seus cabelos.
Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

1 opinião sobre “Alergia a tinta de cabelo? Quais cuidados tomar? Saiba tudo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *