Benefícios da maca peruana – Aprenda a consumir da maneira correta.

Benefícios da maca peruana

Os benefícios da maca peruana ainda é um assunto pouco difundido no Brasil, porém, a cada dia que passa este tubérculo, que lembra bastante o rabanete, está sendo descoberto por muitos brasileiros que estão espantados com as vantagens que ela pode oferecer. Antes de conhecermos o que de bom ela pode nos trazer,  é importante que a sua origem seja explicada.

O que é maca peruana e qual a sua origem?

Com a expansão do império Inca, e o avanço de suas técnicas medicinais, a maca peruana, começou a ser cultivada no Peru para fins medicinais, sendo assim amplamente utilizada por locais e soldados do exército como fonte de força e desenvolvimento do raciocínio rápido.  Também conhecida como Lepidium meyenii, a maca peruana é um vegetal crucífero e rica em vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes essenciais para a nossa saúde.

E como ela é comercializada?

Em pó

Benefícios da maca peruana

Em capsulas

Apesar das duas formas apresentadas,  a quantidade média diária pode variar de 400 a 1000mg, porém é essencial que você passe por uma avaliação de um  nutricionista, ou médico nutrólogo, para que a dose exata seja aplicada, alcançando assim os resultados esperados.

Quais são os principais benefícios da maca peruana?

Os benefícios da maca peruana são tantos que você ficará impressionado com a variedade de áreas que ela pode atuar em benefício da sua saúde. São eles:

1- Ajuda na prevenção do diabetes.

Dentre os componentes da Maca, a fibra tem um papel especial, pois ela tem o poder de fazer com que o corpo diminua a absorção de glicose, além de diminuir a ação de uma enzima atuante no processo digestivo. Este fator, faz com que a produção de insulina seja controlada, diminuindo as chances de desenvolvimento do diabetes.

2- Alivia os sintomas da menopausa

A menopausa pode ser um período bem complicado para a grande parte das mulheres. Os hormônios passam por algumas mudanças, fazendo com que alguns sintomas se exteriorizem em decorrência desta modificação. A maca peruana, tem o poder de ajudar esta regularização hormonal, fazendo com que os sintomas sejam mais brandos, porém, é necessário sempre consultar o seu médico para entender o que está acontecendo com o seu corpo, neste momento.

3- Regula o colesterol

Acredita-se que não seja mais nenhum segredo que exista dois tipos de colesterol: ” Colesterol bom e ruim”. O tubérculo pode ser um aliado bastante importante no controle das taxas de colesterol ruim, pois ele tem o poder de diminuição do mesmo, e ainda faz com quem o colesterol bom aumente.

4- Ajuda o sistema imunológico

Além de fortalecer e dar energia, a Maca peruana tem a capacidade de aumentar a resistência do organismo devido ao auxílio no crescimento dos níveis de antioxidantes essenciais para o organismo. Em sua composição, podemos encontrar o Zinco, magnésio e vitaminas do complexo B e C, que são boas para o sistema imunológico. 

5- Diminui o estresse e a ansiedade

A concentração de compostos bioativos, presentes no tubérculo, pode proporcionar o aumento da saúde das células, tendo ainda um efeito adaptativo diante do estresse mental. 

Como colocar a Maca na rotina e aproveitar seus benefícios?

Benefícios da maca peruana

Quando descobrimos algum alimento tão rico em benefícios, como a maca peruana, podemos ficar perdidos na hora de adicionar na alimentação, porém, neste caso específico, você poderá encontrar diversas maneiras saborosas de aproveitar os seus  nutrientes. 

1- Adicionar a "farinha"

Uma dica é adicionar a Maca na farinha que será utilizada no preparo de pães, panquecas, bolos e outros alimentos que vão este componente. É importante lembrar que a Maca quando passa por altas temperaturas, tem uma tendência a perder seu valor nutritivo.

2- Comer com frutas

Uma combinação perfeita é a adição da Maca em frutas, pois além de não passar por nenhum processo onde ela esquente, ela consegue dar um sabor diferente e saboroso. Uma dica é fazer alguns testes, e ver qual fruta o seu paladar se adaptará melhor.

3- Bebidas

Se você não se sentir a vontade com a mistura da Maca nos alimentos, uma alternativa é misturá-la nas bebidas. Você pode preparar um smoothie com uma fruta de sua preferência, em vitaminas e até pode escolher polvilhar no café. É comum encontrar dificuldade na hora de diluir o pó en determinadas bebidas, então é recomendado o uso do liquidificador.

Todo mundo pode desfrutar dos benefícios da maca peruana?

Partindo do ponto que cada caso é um caso, o primeiro passo para responder a esta pergunta é procurando um especialista, pois, somente ele irá avaliar o seu caso e especificar se você está apto ou não a tomar a cápsula ou ingerir o pó da maca peruana. Alguns profissionais, aconselham que mulheres grávidas, lactantes, pacientes com câncer ou problemas hormonais, não façam uso deste alimento. Toda dúvida deve ser respondida pelo seu médico, nunca utilize produtos sem acompanhamento profissional,

Artigos relacionandos

Será que o chá de camomila serve apenas para acalmar os ânimos? Saiba como as pessoas estão aproveitando os diversos benefícios desta bebida maravilhosa. Leia mais

Você realmente sabe a diferença ente vegano e vegetariano? Se você está pensando em mudar sua alimentação, você precisa ler este artigo. Leia mais

O Kefir pode trazer muitos benefícios para o nosso corpo, porém muitas pessoas não aprovam o sabor. Que tal aprender uma receita especial? Leia mais.

Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *