Como acabar com a caspa, definitivamente? Aprenda o modo correto.

Como acabar com a caspa definitivamente

Como acabar com a caspa definitivamente? A caspa, um dos motivos que mais movimentam os consultórios dermatológicos, pode atingir tanto homens quanto mulheres. O fator principal de identificação do problema é a formação de casquinhas descamativas, que podem causar coceira deixando rastros por toda a roupa. Pensando neste problema, o Mundo pró-saúde decidiu reunir as principais informações para que você possa ficar atento aos sinais e também conhecer as ações preventivas.

O que é caspa?

Caspa ou dermatite seborreica, é uma doença inflamatória e característica da pessoa, ou seja, ela própria desenvolve o problema. Sua característica principal é a  descamação do couro cabeludo, como dito anteriormente, porém vai mais além. O que muita gente não sabe é que o processo descamativo é só uma manifestação de um evento que pode incluir: Irritação do couro cabeludo, feridas, crostas, vermelhidão e aquelas machucadinhos na cabeça.

Antes de aprender a acabar com a caspa, devemos conhecer as causas e os 3 tipos existentes.

A maioria das pessoas devem imaginar que a caspa só é diagnosticada quando acontece a descamação do couro cabeludo, entretanto, para a surpresa de muitos, existem 3 tipos e, de acordo com estudos, cerca de 40% da população sofre com este mal. Para ajudar o processo de identificação, vamos conhecer as causas e os tipos, e entender de uma vez por todas o que está acontecendo com seu couro cabeludo.

Causas

Todos temos um conjunto de fungos e bactéricas na pele e também no couro cabeludo. A caspa pode ocorrer devido a um desequilíbrio destes fungos, e também, pela produção irregular de sebo das glândulas sebáceas do couro cabeludo, podendo levar a uma inflamação e coceira na região.

Tipos de caspas

Caspa do couro cabeludo oleoso

São caracterizadas por escamas, aparentemente maiores, quando comparadas com outros tipos, amareladas e ao pegar você poderá sentir que as escamas são gordurosas. Diante de todas estas especificações, fica mais fácil de identificar.

Como acabar com a caspa

Caspa do couro cabeludo seco

Como acabar com a caspa definitivamente

São caracterizadas por escamas maiores que as oleosas, e possuem um cor mais esbranquiçada, tendo como ponto marcante o seu aspecto mais seco e parecido com “farinha”. Mesmo atingindo homens e mulheres, este tipo de caspa atinge mais o público feminino.

Caspa do couro cabeludo sensível

Toda vez que os cabelos passam por procedimentos que possam agredir o cabelo, o couro cabeludo acaba sendo afetado, tendo assim o seu PH alterado.  As principais atividades que podem danificar a região causando o descamação, são: Tinturas,  escovas progressivas e  permanentes. Nestes casos,o tratamento deverá ser feito de uma forma especial,  então qualquer sinal de que houve agressão capilar, suspenda o uso destes procedimentos e consulte um médico.

Quais passos devemos seguir para acabar com a caspa, definitivamente?

Antes de passarmos algumas dicas para amenizar a caspa, vale a pena lembrar que especialistas dizem que a caspa não tem cura. Mesmo que os estudos apontam para uma não possível cura, é importante aprender quais procedimentos e atividades do nosso dia podem agravar e diminuir a incidência deste inconveniente.

3 dicas que ajudam o tratamento da caspa

Acabar com a caspa

1- Parar ou reduzir o consumo de álcool e cigarro, não irá apenas diminuir a incidência de caspa, como ajudará também o aparecimento de outras doenças, como o câncer. As substâncias contidas nestes produtos, podem elevar a produção de pele, fazendo com que ela cresça mais rápido do que o normal, causando uma inflamação,facilitando assim, o aparecimento de caspas.

2- Banhos quentes e demorados podem fazer muito mal para a saúde do seu couro cabeludo.  Já sabemos que a água quente pode retirar a oleosidade dos fios, deixando-os mais ressecados e quebradiços, podendo assim, agravar casos de queda de cabelo.

3-      Como a caspa pode ter origem da inflamação no couro cabeludo devido a alteração do PH ou através de fungos, uma alteração no sistema imunológico pode fazer com que o problema aumente. O estresse faz com que o nosso sistema de defesa fique abalado, afetando todo o corpo, inclusive o nosso couro cabeludo, que fica então, com uma “proteção menor.”

*A dica fundamental é procurar um especialista para identificar o seu tipo de caspa, e também qual o melhor tratamento, já que ela, ainda não tem cura.

Caspa e queda de cabelo, qual a relação?

Especialistas afirmam que quem tem caspa pode ter até duas vezes mais chances de ter queda de cabelo acentuada. A oleosidade, geralmente presente em quem tem caspa, pode gerar inflamação no couro cabeludo, fazendo com que os fios caiam mais rápido do que o normal. É importante informar que os fios perdidos, neste caso, serão repostos, o que é diferente da calvície, que vai afinando os fios,  e a reposição é bem baixa.

Podemos encontrar métodos caseiros que mostram como acabar com a caspa?

Hoje em dia, com a facilidade de acesso a internet, encontrar receitas milagrosas para vários problemas, ficou muito fácil. É fato que podemos encontrar diversas formas ou métodos caseiros que prometem acabar com a caspa, todavia, é importante ficar sabendo que não existe nenhum método caseiro, comprovado cientificamente, que tenha o poder de acabar com a caspa definitivamente. Quando sentir que o seu problema necessita de tratamento, a melhor forma é procurar um médico especialista( dermatologista) para que você receba os cuidados necessários, e então amenizar o seu incômodo.  

Artigos relacionados

Queda de cabelo na menopausa? Saiba que este problema é muito mais comum do que imaginamos. Entenda o motivo, e como o seu corpo está reagindo a esta fase tão especial da vida da mulher. Leia mais.

Quem diria que aquele produto utilizado para temperar alimentos na cozinha poderia servir de utilidade para os cabelos? Você precisa conhecer o poder do vinagre de maçã nos cabelos. Leia mais.

Você sabe o que faz um tricologista? Não? Então você precisar ler este artigo fantástico, explicando tudo sobre este profissional, e ainda por cima irá mostrar quando é o momento certo de procurá-lo. Leia mais.

Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *