10 curiosidades sobre os cabelos que você não sabia.

Curiosidades sobre cabelos

O nosso corpo em si, tem uma complexidade maior do que imaginamos, e podemos passar a vida inteira sem descobrir algumas particularidades. O cabelo, parte fundamental para nossa proteção e também para a estética,  guarda segredos bastante importantes, sendo que alguns deles podem te ajudar a desvendar de vez alguns mitos criados, podendo auxiliar no cuidado dos fios. 

Veja as 10 curiosidades sobre os cabelos

1- É normal perder cabelo.

Sim, você não leu errado, é mais do que normal que o nosso cabelo caia diariamente, e alguns especialistas afirmam que a queda pode variar de 100 a 130 fios por dia. É importante que esta queda não ultrapasse este parâmetro e que o crescimento de novos fios seja constante, portanto, se você perceber qualquer alteração, talvez seja a hora de procurar um especialista. para que ele possa avaliar a perda anormal dos fios, podendo receitar uma alimentação rica em nutrientes ou até algum medicamento para queda de cabelo.

2-Nosso cabelo é forte.

Você já deve ter ouvido falar de produtos que deixam o cabelo mais saudável e forte, porém, o que a grande maioria não sabe, é que nossos fios são mais fortes do que se imagina. Um fio de cabelo pode ter uma força que suporte cerca de 100 gramas de peso, então já imaginou uma cabeça inteira cheia deles não é? Alguns sites apresentam a estimativa de 12 toneladas.

3-Perda de cabelo pós-parto.

É bastante comum as mulheres, pós-parto, reclamarem da perda de cabelo. Pode-se resumir o motivo deste fato pela modificação dos folículos pilosos que entram em processo de perda após o nascimento, alguns especialista dizem que pode ocorrer durante a amamentação ou 3 meses após o nascimento. Uma boa alimentação pode ajudar a amenizar o problema.

4- Hidratação.

O nosso cabelo produz uma oleosidade naturalmente ( A quantidade depende do tipo de cabelo), porém, diferente do que muitos acreditam, o elemento principal para manter a hidratação dos cabelos é a água, pois as moléculas de óleo não penetram totalmente nas fibras capilares, por isso a importância de criar uma rotina de lavagem capilar.

5-Se arrancar um fio branco, nasce dez no lugar.

Se arrancar um, nasce dez. Esta afirmação, por muito tempo, fez parte da nossa crença popular, porém hoje em dia, já se sabe que este ditado não é verdade. Quando você arranca um fio branco, o que pode ocorrer é o nascimento de outro fio, originado do mesmo folículo capilar. Se tiver interesse temos um artigo bastante interessante sobre o assunto: Canície.

6-Os cabelos sabem tudo.

O nosso cabelo carrega uma carga de informações gigantesca sobre quem nós somos e também quais foram os nossos hábitos recentes. Com apenas 1cm de fio, podemos descobrir nossas origens genéticas, o que comemos e bebemos recentemente e até se utilizamos algum tipo de droga. 

7-Tomar banho de água fria pode melhorar o brilho dos fios.

É de se esperar que tomar banho constantemente em água quente, pode trazer danos as madeixas, como ressecamento  além de não ser aconselhável para o couro cabeludo,já o contato com a água fria, faz com que as cutículas sejam fechadas, trazendo mais brilho e saúde para os cabelos. Quando se tem um fator determinante, como a temperatura local que você mora ser baixa, aconselha-se tentar tomar banho em água morna, ou a última lavada ser com água fria.

8-Boné pode causar caspa.

O uso constante de boné, chapéu ou qualquer peça que se utilize na cabeça, pode fazer com que o couro cabeludo fique sem “respirar”, facilitando o aparecimento de fungos e também a progressão da caspa. Use com moderação.

9-Utilizar anticoncepcional junto com o shampoo ajuda o cabelo crescer mais rápido.

Não existe informação de onde surgiu a ideia de adicionar o anticoncepcional ao shampoo, mas a verdade é que a maioria dos especialistas dizem que não funciona, e ainda alertam que esta mistura pode afetar a composição química do produto, danificando os fios.

10-Seu cabelo já morreu.

O título é assustador, porém a realidade é que o nosso cabelo está morto, e é por este motivo que a dor não é sentida quando vamos cortá-los, entretanto, a raiz dentro do couro cabeludo, continua viva para que os novos fios apareçam. 

Dicas valiosas

*O site mundo pró-saúde não realiza vídeos, o vídeo apresentado foi retirado do site youtube, especificamente do canal: Vix Glam Brasil

Artigos relacionados

Você sabia que alguns medicamentos podem causar queda de cabelo? Veja a lista completa e aprenda a identificar os efeitos colaterais.
Alergia a tinta de cabelo
O que é inversão capilar? Você precisa conhecer esta técnica rápida que vem ajudando várias pessoas a melhorarem o crescimento capilar.
Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *