Espinhas no couro cabeludo – O que pode ser?

Espinhas no couro cabeludo

Você acaba de tomar banho, enxuga e vai direto para o espelho pentear os cabelos, porém quando o pente passa na cabeça, você sente um incômodo incomum, e então decide olhar mais de perto se deparando com as famosas ESPINHAS NO COURO CABELUDO, isso mesmo, as famosas vermelhinhas da adolescência podem aparecer por todo o corpo, porém no couro cabeludo vem de uma forma diferente. Continue a leitura até o fim para entender de vez tudo sobre elas.

Quando você imaginaria que teria espinhas na cabeça?

Por mais que a maioria das pessoas pensem que seja algo incomum, o aparecimento das espinhas ou feridas no couro cabeludo é mais recorrente do que imaginamos. 

Por que o couro cabeludo tem espinhas?

Os folículos capilares, presentes na nossa cabeça e que são responsáveis pelo crescimento dos fios em determinados momentos podem “entupir” e quando o fio começar a nascer pode causar inflamação no local, e é neste momento que as feridas ou acnes aparecem no local.

Existe alguma maneira de evitar o aparecimento delas?

A resposta é sim, e a maioria dos dermatologistas dizem que a oleosidade dos cabelos e também a transpiração são os principais fatores que ocasionam o problema. Então a dica principal que eles passam é a lavagem regular do couro cabeludo com produtos específicos que diminuem a oleosidade dos cabelos, sempre tomando cuidado para não deixar resíduos dos produtos nos poros pois eles podem causar obstrução dos poros, aumentando assim as chances de ocorrer o problema. 

 

E quais produtos devo usar?

Antes de escolher qualquer produto, não esqueça de consultar um dermatologista pois ele indicará o melhor para o seu tipo de cabelo e pele.  Após várias pesquisas pode-se aconselhar que os melhores produtos são shampoos que tem a função de quebrar as moléculas de gordura eliminando-as dos cabelos, porém não esqueça de enxaguar bem para que não ocorra o acúmulo nos poros.  Os condicionadores por conter mais óleo que o shampoo, aconselha-se a usar apenas nas pontas dos cabelos.

Espinhas no couro cabeludo

Dica para fazer durante o banho.

Grande parte das pessoas pensam em passar esfoliante para acabar de vez com as espinhas, porém não é recomendado ( Siga sempre orientações médicas), entretanto durante a aplicação do shampoo aconselha-se fazer uma massagem circular no couro cabeludo, ajudando assim a eliminar as células mortas e ativando a circulação sanguínea.

Como é feito o tratamento?

Já sabemos as causas e como evitar espinhas no couro cabeludo, então chegou a hora de aprender como tratar este problema. A primeira etapa é procurar um médico para identificar o que realmente está acontecendo com você e então ele irá passar o tratamento adequado, entretanto, a maioria dos tratamentos são a base de shampoos próprios para tratar as espinhas no couro cabeludo. Em casos mais graves ou crônicos pode ser que o médio te indique o uso de antibióticos, e lembre-se, AS ESPINHAS NÃO DEVE SER ESPREMIDAS.

Segue 2 dicas que podem ajudar durante o tratamento

Mantenha uma alimentação saudável, use e abuse das frutas e fique longe das frituras.
Higiene em primeiro lugar. Fazer uma limpeza mensal na sua escova de cabelo pode ajudar muito

Pode parecer que não faz tanto sentido, mas a alimentação é bastante importante para evitar que as espinhas comecem a surgir e também para reduzir a quantidade existente. Uma boa higiene não se limita apenas a lavar o corpo durante o banho, as “ferramentas” que usamos para cuidar dele também precisa estar em bom estado para que não aconteça nenhuma contaminação indesejada.

A nossa saúde não é brincadeira, qualquer anormalidade identificada, não demore a procurar um médico.

Saiba mais

Como acabar com cabelo branco naturalmente
Como acabar com o cabelo branco naturalmente. Conheça uma técnica ótima para você que ainda não esta preparado para assumir os fios brancos.
Como hidratar o cabelo masculino
Como hidratar o cabelo masculino? Saiba como a maioria dos homens estão cuidado dos seus cabelos.
Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *