Lavar o cabelo todo dia faz mal? Descubra se você está fazendo do jeito certo.

Lavar os cabelos todo dia faz mal

Será que lavar o cabelo todo dia faz mal? E a resposta é DEPENDE! Passamos a vida toda acreditando que este hábito tão comum só poderia trazer benefícios para o nosso cabelo, porém em alguns casos a história é um pouco diferente. Com o avanço dos estudos sobre os fios, descobrimos que existem tipos de cabelos onde cada um tem características especiais, por isso a necessidade de entender em qual categoria você se encontra para descobrir exatamente o que faz bem para suas madeixas.

Motivos que podem influenciar a lavagem dos cabelos.

  • O clima em que você vive.

Todos sabemos que o nosso cabelo merece uma atenção especial em climas mais quentes, e regiões com praia principalmente, o cabelo precisa de uma atenção especial, então é comum o aumento na quantidade de lavagem.( Lembrando que cada caso é um caso).

  • A maneira como você leva a vida.

Dependendo do ambiente que você frequenta diariamente ( Ambientes com poluição, terra…).Outro motivo importante é  se você faz atividade física regularmente e consequentemente transpira, nestes casos é importante lavar os cabelos e o couro cabeludo regularmente. 

  • Tipo de cabelo.
Como já foi falado anteriormente o tipo de cabelo é bastante importante na hora de identificar a necessidade da frequência que você deve lavar os cabelos. Aqueles fios mais secos, tem a necessidade maior de hidratação ao invés de limpeza, já os mais oleosos necessitam de uma lavagem mais frequente.

 

Casos onde é importante ficar atento:

Lavar o cabelo todo dia faz mal?

 – Para quem tem caspa, lavar o cabelo todo dia faz mal.

Tanto para quem tem cabelos oleosos ou secos, o excesso de lavagem pode levar ao estímulo das glândulas sebáceas, aumentando assim,  as escamações. Então quando for lavar os cabelos, procure um shampoo próprio para o controle das caspas.

 – Para quem tem algum problema com queda de cabelo, deve ficar atento.

Quem sofre com algum tipo de queda de cabelo, nosso site tem um artigo ótimo sobre o assuntotem a necessidade de manter os lipídeos lubrificados e também preservar a proteção natural que nosso couro cabeludo produz, para que a queda não fique mais acentuada ( Lembrando que estas necessidades são essenciais para todos, não ficando restrita a quem tem queda de cabelo), pois o ressecamento dos fios pode aumentar a perda dos cabelos.

  – Cabelo danificado por algum processo químico.
 
Assim como quem tem algum tipo de problema com a queda, quem sofreu alum dano no cabelo devido a algum processo químico, como tintura, alisamento, dentre outros, deve ficar atento pois estes danos podem causar a demora na produção de lipídeos, que são essenciais para a proteção do couro cabeludo. Nestes casos, lavar os cabelos constantemente, pode piorar a situação, recomenda-se intercalar os dias de lavagem.
 

 

Então eu devo ou não lavar os cabelos todos os dias?

Agora é com você, diante de toda a explicação você deve identificar o seu tipo de cabelo e também se passa por algum tipo de problema e então você irá chegar a uma resposta. Você lava em uma frequência diferente? Deixe seu comentário contando a sua experiência.

Saiba mais

Filha de goiaba para queda de cabelo
Você sabia que a folha de goiabeira tem diversos benefícios para o nosso cabelo? Saiba como este chá pode prevenir até a queda de cabelo.
Tricodinia
Você sabia que esta dor que você sente no couro cabeludo tem uma explicação? Tricodinia, saiba tudo sobre este mal que assombra milhares de pessoas.
Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

1 opinião sobre “Lavar o cabelo todo dia faz mal? Descubra se você está fazendo do jeito certo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *