Mitos e verdades sobre alimentação

Mitos e verdades sobre alimentação

Dentro do mundo da alimentação e nutrição ainda existem alguns mitos que rondam a cabeça das pessoas. A internet trouxe vários benefícios, não podemos negar, pois ela nos colocou cara a cara com a informação, entretanto, foi através dela que surgiram diversos mitos e receitas dentro do mundo dos alimentos. Pensando neste cenário, o Mundo pró-saúde, decidiu reunir um conteúdo, com fontes confiáveis para acabar de uma vez por todas com alguns mitos e verdades sobre alimentação.

Vamos conhecer agora 5 mitos e verdade sobre alimentação

Chegou o momento de desconstruir aquela ideia pronta de que determinado alimento faz bem e outro mal. Conheça algumas verdades que poderão te ajudar bastante.

  • Comer ovo aumenta o colesterol ruim

MITO. Não podemos negar que o ovo fornece colesterol, sendo a maioria concentrada na gema. Após alguns estudos, foi comprovado que apenas um terço é absorvido pelo organismo. Outros especialistas afirmam que o ovo pode até ajudar a aumentar o colesterol bom (HDL). Para saber a quantidade correta é recomendado consultar um especialista no assunto, para que ele analise seu caso.

  • Leite pode fazer mal

VERDADE. Não faz muito tempo que as grande mídias começaram a divulgar que o leite e seus derivados poderiam causar doenças. É claro que pessoas com intolerância a lactose devem ter uma dieta restritiva, mas e as que não possuem? Existem uma variedade de leites no mercado, então vamos falar especificamente do leite de caixa (Vaca). Para que este tipo de produto seja mantido por alguns dias, produtores costumam colocar alguns elementos, como o formol, para aumentar a sua durabilidade, trazendo alguns riscos para a sua saúde. 

  • Gelatina faz bem para saúde

MITO. A gelatina, de acordo com especialistas, não contem nenhum nutriente (praticamente) em sua composição. Não contém fibras, vitaminas e nem minerais, sendo o único ponto positivo a baixa caloria, que pode auxiliar no emagrecimento. Quando consumida em excesso, ela pode atrapalhar o funcionamento do intestino, fazendo com que você tenha dificuldade em perder peso.

  • Comer fruta engorda

MITO. As frutas não engordam e devem ser adicionadas a sua alimentação diária, principalmente para quem quer emagrecer. Por serem ótimas fontes de vitaminas e minerais, e outro elementos, irão servir de alimentos para as “bactéricas boas” do intestino, ajudando assim o funcionamento do mesmo. 

  • Alimentos integrais não engordam

MITO. Os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os normais, o que irá diferenciar são as quantidades de minerais, vitaminas e fibras. Quando você ingere um alimento integral o seu corpo irá absorvê-lo mais lentamente, além de causar saciamento diminuindo as chances de repetir, entretanto, se você ingerir grandes quantidades você pode ter seu peso aumentado.

A internet e as conversas diárias, irão criar diversos mitos e verdades sobre a alimentação, então, o ideal é sempre procurar um especialista para que você saiba realmente quais alimentos deve adicionar ou retirar da sua vida.

Código emagrecer de vez? Veja como Rodrigo Polesso irá fazer você perder peso sem sofrimento. Leia mais

Nutrólogo ou nutricionista? Qual devo procurar quando decidir mudar meus hábitos e emagrecer? Leia mais

Chegou a hora de conhecer 5 chás que irão te ajudar a emagrecer de uma vez por todas. Leia mais

Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *