Prana
Parte dos ensinamentos e práticas espirituais foram passadas do oriente para o ocidente e que por muito tempo os orientais eram detentor da “verdade” , porém com o advento das grandes navegações, exploração dos continentes, dentre outros motivos, esse conhecimento chegou e continua chegando através da tecnologia, ganhando vários adeptos . Um dos conhecimentos passados foi a existência do “Prana”, que tem como explicação básica ser a força vital de toda a criação, então tudo que tem vida e que está em movimento, podemos chamar de PRANA.
Saiba os 5 tipos de prana
- Prana - Localizada na parte superior do corpo e tem ligação com a inteligência e o funcionamento motor do corpo, alguns dizem que o seu desequilíbrio pode ocasionar insônia.
- Apana - Tem seu ponto no baixo ventre e tem a função de organizar os fluxos de urina, a potência sexual e até ciclos menstruais. Dizem que seu desequilíbrio pode causar sonolência e lentidão.
- Samana - Está localizada no intestino delgado e tem uma função especial, que é a regulação do aparelho digestório então o seu desequilírbio pode causar problemas nessa região.
- Udhana - Tem a sua localização na garganta onde tem a função de coordenar a fala, a entonação da voz além de ter uma função especial no controle da nossa força de vontade. Um desequilíbrio pode gerar um descontrole nas emoções.
- Vyana - Concentrado no órgão mais importante do corpo, o nosso coração, então a sua função é estimular e controla o fluxo sanguíneo e articulações. O seu desequilíbrio pode causar algum incômodo físico, como as dores e uma possível perda da flexibilidade.
O que é pranayama?
Agora que sabemos o quanto a energia vital ( Prana) é essencial em nossas vidas e também como o desequilíbrio de alguma dos 5 tipos pode afetar nosso bem-estar, a ideia mais inteligente é aprender como equilibrar esta energia, não é? Pois é neste momento que começa o entendimento do que é pranayama.
E como o pranayama irá equilibrar minha energia?
Pranayama, do sânscrito, tem como significado respiração, e é exatamente isto que este exercício, se assim podemos chamar, consiste. Já não é mais segredo que temos o poder de controlar nossa ansiedade através da nossa respiração, fazendo com que ocorra um equilíbrio entra corpo e mente.
Locais apropriados para a prática
Parece que é impossível encontrar um tempo e local onde você tenha paz e silêncio para praticar suas atividades silenciosas, mas com uma boa organização você consegue separar um espaço na sua agenda para respirar. O pranayama apesar de ter uma flexibilidade de lugares para a realização, aconselha-se a escolha de locais onde o contato com a natureza seja direto, podendo ser em parques, locais da casa com plantas próximas e até mesmo, para quem tem esse privilégio, na praia. Então, agora que já pensou no local ideal, vamos conhecer os benefícios deste exercício.
Lista de benefícios
- Melhora a digestão - Durante a prática, uma postura adequada alinhada com a respiração pode mover o nosso diafragma que moverá, paralelamente, os órgãos do abdômen.
- Pele mais bonita - Pode parecer mentira, mas a nossa respiração também pode dar resultados ótimos para a nossa pele, devido ao oxigênio que é dado ao corpo.
- Reduz o estresse - Mesmo sendo o item mais óbvio, muita gente desconhece que o pranayama tem esse poder.
- Ajuda a perder peso - Você sabia que o estresse pode desencadear uma compulsão por alimentos? Então a redução dele irá te tornar mais consciente na hora de se alimentar, fazendo com que você escolha, cada vez mais, alimentos sudáveis.
Que tal aprender um exercício?
Agora que você já sabe o que é Prana, Pranayama e seus benefícios, que tal aprender uma atividade para se familiarizar com a prática? Então, antes de tudo, escolha um ambiente agradável onde você possa se concentrar, tendo preferências por locais calmos e como já foi dito, próximos a natureza.
Este exercício tem o poder de equilibrar e trazer harmonia.
- Fique de pé, olhando para o leste e tape a fossa nasal esquerda e comece a respirar até que seu pulmão encha totalmente.
- O tempo é de 8 palpitações do coração.
- Durante a aspiração comece a visualizar o que você deseja pois os átomos absorvidos irão te auxiliar na realização
- Agora será necessário realizar 4 fases (Pulsações) de retenção.
- Agora entra na parte da exalação que deve ser realizada pela venta esquerda (Fechando o lado direito) e contando 8 pulsações
- A quarta e última fase é a parte de relaxar e manter o pulmão vazio por 4 pulsações.
- Agora recomece todo o exercício invertendo a fossa nasal (Esquerda para direita).
Não custa tentar!
Nós ainda temos pouco, ou quase nada, de conhecimento sobre o poder da respiração, mas quando essas práticas começarem a serem aceitas, uma grande transformação irá acontecer ao redor do mundo. Uma dica é antes de qualquer atividade, procurar um profissional que possa te orientar. Uma alternativa que vejo grande parte dos iniciantes fazendo é o estudo através de cursos online ou presenciais.