Não sei se vocês perceberam mas esta acontecendo um movimento importante na sociedade, talvez uma expansão da consciência ou um despertar que engloba cada vez mais pessoas. O veganismo e o vegetarianismo , está cada vez mais popular e ganhando mais adeptos, se assim podemos dizer, estilo de vida. De acordo com o Ibope, cerca de 14% da população se declara vegetariana, sendo que nas regiões metropolitanas de São Paulo , Recife, Curitiba e Rio de Janeiro o número sobre para 16%. Um segundo fato que cresce a cada ano é a procura por produtos veganos, fazendo com que investidores e empresários do ramo alimentício comecem a mudar a sua visão estratégica para atender este público.
O que é ser vegano ou vegetariano?
O veganismo é muito conhecido pela maioria das pessoas apenas pela mudança na alimentação porém vai muito além e os adeptos defendem a libertação animal tanto irracional quanto racional ( Humanos). Sim, os veganos também engajam uma luta para a libertação humana. O vegetarianismo é conhecido popularmente como o grupo de pessoas que eliminaram a carne de sua alimentação, porém, diferente do veganismo, que é bem restrito, o vegetarianismo possui vertentes.
Como é uma alimentação vegana?
Quem segue o veganismo elimina de sua dieta todos os tipos de carne, porém, além de eliminá-las vão além, e também não consomem nenhum alimento de origem animal. Ao contrário do que a grande maior pensa, os veganos conseguem ter uma alimentação bastante farta e não falta nenhum nutriente em sua alimentação. Existem vários alimentos que podem compor a mesa deles, tais como: Arroz, hortaliças, frutas, feijão e muitos outros. Então, se o impedimento que existe para que você desista da opção de ser vegano for o medo de “passar fome”, mude esse pensamento, basta olhar bem ao redor e encontrará bastante alimentos para suprir sua necessidade e, se for criativo, conseguirá criar pratos sensacionais.
Como é uma alimentação vegetariana?
O vegetariano elimina de sua dieta todos os tipos de carnes de sua refeição. Porem a “dieta” vegetariana possui algumas vertentes fazendo com que eles fossem subdivididos em grupos onde foram separados por tipos de alimentos de origem animal que consomem. As subdivisões são:
–Ovolactovegetarianos: Não comem nenhum tipo de carne, porém abrem exceção para laticínios e ovos ( Produtos que utilizam ovos em sua composição.
–Ovovegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne, entretanto o consumo de ovo é feito.
–Lactovegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne, todavia consomem produtos como leite, yogurte, queijo dentro outros produtos lácteos.
– Vegetariano estrito: Não consomem carnes nem alimentos de origem animal, porém fazem o uso de cosméticos, vestuários, dentre outros produtos, e por esse motivo não podem ser considerados veganos
Quais os benefícios em ser vegetariano ou vegano?
Uma resposta perfeita para esta pergunta seria entrar no senso comum e citar apenas os benefícios para o nosso corpo, entretanto essa resposta seria um tanto quanto egoísta. Pensando nisso abaixo segue dois principais pontos onde o veganismo e vegetarianismo pode atuar de forma positiva.
Benefícios para o corpo.
Benefícios para o planeta.
São diversos os benefícios para o nosso corpo que o veganismo ou vegetarianismo pode trazer, dentre eles podemos citar:
– Diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2 além de beneficiar quem já tem a doença.
-Pessoas com asma ou propensas a desenvolver pode ter uma diminuição bastante significativa após iniciar a dieta.
-Diminui a chance do desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o câncer de pulmão, esôfago , colorretal, de cólon, mama e próstata.
-Ajuda na diminuição do colesterol
Talvez possa ser complicado para algumas pessoas entenderem o impacto que o consumo exagerado de carne pode causar no planeta. Vamos começar a falar de um estudo da ONU, onde mostrou que a contribuição para do setor pecuário para a emissão de gases que causam o efeito estufa, ultrapassaram os gases emitidos pelos meios de transportes. Partindo agora para um fator um pouco mais notório, cerca de 80% do desmatamento da nossa querida Amazônia foi causado devido a pecuária e uma parcela da população mundial não tem acesso a alimentação devido a má distribuição dos grãos, pois cerca de 35% dos grãos mundiais estão sendo destinados a pecuária. Talvez seja mais um bom motivo para pensar em seguir alguma dieta ( Vegana ou Vegetariana) e ajudar nosso planeta.
Eu quero virar vegano ou vegetariano, qual o primeiro passo?
Para muitas pessoas, parar de comer carne, é praticamente impossível, devido a crenças, costumes familiares ( Principalmente no Brasil onde a nossa culinária é rica em proteína animal). Por ser um processo calmo, não adianta forçar a barra, se existe esta vontade dentro de você, então pode esperar que o momento certo irá chegar e a sua consciência irá despertar para este estilo de vida e de mentalidade. Um movimento bastante divulgado nas redes sociais é o “Segunda sem carne”.
O que é o movimento "Segunda sem carne" ?
Segunda sem carne foi criado pela Sociedade Vegetariana Brasileira juntamente com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente. A ideia central é tentar diminuir o consumo de carne mostrando os impactos sociais, biológicos e ecológicos que ela pode causar. Com a briga acirrada entre os agropecuários os animais estão sendo tratados como mercadorias e é comum chegar notícias sobre constantes abusos e condições precárias. Então a favor dos animais, das pessoas e do planeta, esse belo movimento foi criado servindo também como o primeiro passo para quem quer levar este estilo de vida para sempre.
Brinde especial para quem ama sushi
Receita de sushi vegetariano.
Ingredientes do sushi vegetariano
- 1 pacote alga nori
- 1 xícara de arroz japonês
- Cenoura ( Picar em palitos)
- Pepino ( Picar em palitos)
- Alface
- Ingredientes para temperar o arroz
- 1 colher de açucar
- 3 colheres de vinagre de arroz
- Tempere de acordo com a quantidade de arroz escolhido.
Modo de preparo
- Lave muito bem o arroz até sair toda a água branca.
- Leve o arroz para a panela e acrescente água - proporção de 1 xícara de arroz para 1 1/2 de água( Um copo e meio de água).
- Deixe o arroz fervendo no fogo algo. Após ferver você deverá tampar a panela e deixar no fogo baixo até o arroz cozinhar.
- Após o arroz ficar pronto, coloque ele em uma travessa para que ele possa esfriar.
- Corte a cenoura, alface e o pepino em tiras.
- Ao mesmo tempo, junte o açúcar , o vinagre e leve ao forno até mornar ( Tempero para o arroz)
- Misture o tempero com o arroz
- Pegue a alga (Interessante colocar o lado grosso para cima) e coloque o arroz e o recheio( Cenoura, pepino e alface).
- Opção de acrescentar cream cheese.
- Agora enrole a alga nos ingredientes, corte e sirva. (Recomenda-se o uso da esteira de sushi)