Quanto tempo de repouso é necessário após a cirurgia bariátrica para emagrecer?

Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica é um procedimento que não leva um tempo tão logo para ocorrer, mas toma um certo tempo no pós-operatório. Dessa forma, fica uma dúvida: quanto tempo de repouso é necessário após cirurgia bariátrica para emagrecer? Bem, é uma dúvida sincera, pois o pós-operatório necessita de várias tarefas: dieta, remédios, exercícios físicos, entre outras coisas. Traduzindo, o indivíduo deve passar por uma adaptação a sua nova situação. Por isso, veja quanto tempo de repouso é necessário após cirurgia bariátrica para emagrecer e como fazer isso ser o mais rápido possível!

Quanto tempo de repouso é necessário após a cirurgia bariátrica, para emagrecer?

Para começar, a recuperação total da cirurgia bariátrica pode levar de 6 meses a 1 ano. Nesse período, o paciente pode perder até 40% do seu peso inicial, sendo a perda de peso mais proeminente na fase inicial da recuperação. Porém, no primeiro mês, é comum que o paciente apresente dor no abdome, náuseas, diarreia e vômitos, principalmente após refeições. Contudo, complicações como essas são evitadas através de alimentação planejada e estabelecimento gradual de exercícios. Então quanto tempo de repouso é necessário após cirurgia bariátrica para emagrecer? Bem, depende de caso para caso, conforme possíveis consequências apresentadas após cirurgia.O comum é que o paciente repouse no quarto de hospital, sendo antes encaminhado para a ala de recuperação pós-anestésica (fica lá por 1 hora). Em casos mais graves e raros, é enviado para a UTI por 24 horas. 

Contudo, a internação hospitalar costuma durar cerca de 36-48h, com o paciente sendo liberado no terceiro dia. Junto disso, recebe dieta líquida nos primeiros 7-10 dias, que evolui para dieta cremosa no primeiro mês e chega à alimentação normal.Em caso de cirurgia não-videolaparoscópica, o repouso hospitalar pode levar cerca de 5 dias. Entretanto, em qualquer caso, o paciente não se encontra totalmente em repouso, tendo exercícios respiratórios e outros, de forma a adaptá-lo.

Como ter bom repouso no pós-operatório?

De forma a ter um tempo de repouso mais rápido, e assim retomar atividades, é importante tomar cuidados necessários do pós-operatório. Esses cuidados envolvem dieta, exercícios, medicamento e até como lidar com o curativo sobre a cicatriz.

Dieta

A primeira dieta oferecida é líquida, com água e chá sendo permitidos após dois dias. Água e chá só podem ser ingeridos de 20 em 20 minutos, sendo em pequenas quantidades, pois o estômago se encontra sensível.

Geralmente após 7 dias, o indivíduo já pode comer alimentos pastosos e cremosos – e após 1 mês, já ocorre ingestão de alimentos sólidos indicados. Durante esse processo, pode ainda ser recomendado um multivitamínico, de forma a repor vitaminas perdidas.

Isso se trata de um dos efeitos negativos da cirurgia bariátrica: a deficiência de vitamina B12, D, cálcio, entre outros.

Atividade física

Junto da dieta, a atividade física é estimulada pelo corpo médico no pós-operatório, porém com uma semana de distância da operação. Além disso, a introdução deve ser lenta e gradual, sem causar grande esforço ao paciente.

O principal exercício deve ser algo simples, como andar ou subir escadas, pois auxilia na perda de peso rápida sem causar esforço intenso. Além disso, evita o risco do desenvolvimento de trombose e permite o funcionamento correto do intestino.

Somado a isso, o paciente deve evitar pegar em pesos ou fazer abdominais. Assim, com duas semanas, ele pode retornar ao trabalho e a fazer outras atividades diárias (cozinhar, dirigir, limpar a casa, etc).

Medicamentos

A dor é uma constante no pós-operatório recente, que vai diminuindo com o tempo, pois é normal apenas no primeiro mês. Para suportar essa fase, o paciente pode utilizar de analgésicos, de forma a ter alívio nesse tempo.

Agora, em situação de abdome ter sido aberto, pode ser recomendado o uso de faixa abdominal, de forma a diminuir desconforto e dor.

Curativo

Falando em abdome aberto na cirurgia, é colocado um curativo que protege as cicatrizes, sendo ele avaliado e trocado após uma semana da cirurgia. Durante esse tempo, é importante que o paciente não cause dano ao curativo, pois a cicatriz pode infeccionar.

Já após 15 dias, o paciente deve retornar ao posto de saúde para remoção dos pontos ou agrafos. Após remoção, deve ser aplicado um creme hidratante sobre a cicatriz todo dia, de forma a hidratá-la.

O que fazer caso ocorram complicações durante ou após o repouso?

Cirurgia Bariátrica

Caso ocorra alguma complicação no repouso ou após seu fim, o paciente deve consultar o cirurgião ou ir ao pronto-socorro. Dessa forma, os sintomas serão avaliados e será orientado o melhor tratamento, caso seja necessário.

As principais complicações são:

  • Vômito após qualquer refeição (mesmo obedecendo a dieta indicada);
  • Incapacidade de ingerir qualquer alimento sem apresentar náuseas intensas;
  • Diarreia ou intestino apresentando mal funcionamento 2 semanas após a cirurgia;
  • Dor muito forte no abdome, com analgésicos sendo pouco efetivos;
  • Febre superior a 38º C;
  • Curativo estar sujo com líquido amarelado e apresentar cheiro insuportável.

Dessa forma, quanto tempo de repouso é necessário após cirurgia bariátrica para emagrecer? Bem, se não ocorrer nenhuma complicação, pode levar apenas algumas semanas, no máximo 1 mês!

Guest Post enviado exclusivamente para o Blog Mundo pró-saúde

Artigos relacionados

Tem o hábito de beber café todo dia? Você precisa conhecer os benefícios que esta bebida pode trazer para a sua saúde quando ingerida corretamente. Leia mais

Está querendo conhecer um método revolucionário que irá te ajudar a chegar no seu peso ideal? Conheça agora o Código emagrecer de vez com Rodrigo Polesso. Leia mais

Não perca mais tempo e conheça o poder dos chás, aprendendo  também uma receita que está mudando a saúde de muitas pessoas. Leia mais

Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *