Mesmo variando de pessoa a pessoa, a sensibilidade do couro cabeludo é um fato, pois é uma área repleta de terminações nervosas. Em algumas pessoas esta sensibilidade acontece de uma forma mais intensa, precisando neste caso de uma consulta com o dermatologista, para que possa ser feito um diagnóstico e, se for o caso, identificar a tricodinia para que o tratamento possa ser feito da maneira correta.
*O médico responsável por esta área é o tricologista.
Quais são as causas da tricodinia?
A dor que, muitas vezes, vem em forma de pontada, agulhada, formigamento e até ardência, claro que a intensidade vai variar e acontece 2 vezes mais em mulheres ( Fonte: Revista Dermatology:2002). De uma forma geral, esta sensibilidade aumentada, pode estar associada a alguma inflamação do couro cabeludo e até a queda de cabelo. Estudos feitos para determinar a relação da tricodinia com a queda de cabelo mostraram que em um grupo de 248 pessoas que tinham algum tipo de queda, 29% apresentavam Tricodinia.(Fonte:Clínica Doppio e NCBI).
A dor no couro cabeludo pode estar associada a diversas razões além da tricodinia, são elas:
- Deixar o couro cabeludo sem respirar.
Lembra quando falavam que usar boné por muito tempo poderia fazer mal? Pois esta crença estava certa, a utilização de bonés, capacetes e chapéus, faz com que o couro cabeludo fique sem contato com o ar o que pode ocasionar o aumento da sensibilidade do couro cabeludo.
- Ansiedade e estresse.
Mesmo que grande parte da população não aceite ou acredite, a nossa mente tem um poder fundamental no desenvolvimento de adversidades no nosso corpo. O estresse e a ansiedade pode ter o poder de fragilizar o nosso sistema imunológico, facilitando assim o enfraquecimento e a queda capilar.
- Exposição excessiva ao sol.
- Falta de higiene.
O que fazer ao sentir qualquer incômodo no couro cabeludo?
Antes de tomar qualquer atitude drástica você precisa procurar um médico especialista para que você possa receber o diagnóstico correto.
Medidas que você deve tomar para a sua saúde.
Mesmo que o médico é quem deve ter a palavra final, alguns hábitos são essenciais para que você cada vez menos passe por situações que provoquem as dores no couro cabeludo. Um hábito importante é a utilização, não em excesso, de chapéu para proteção dos raios solares, principalmente quando você estiver em um ambiente totalmente exposto, como as praias. O costume de passar chapinha, secadores, tinturas e outro produtos no cabelo pode lesionar não só os cabelos como também o couro cabeludo, então use estes produtos com moderação e sempre que for aplicar, procure um profissional qualificado. Por mais que grande parte das vezes uma pequena coceira ou incômodo possa não ser nada, é sempre bom procurar um especialista para acabar de vez com as dúvidas e, se for o caso, começar o tratamento imediatamente. Assim como a tricodinia, outras anormalidades que podem afetar nosso couro cabeludo, tem tratamento.