Tricodinia – Dor no couro cabeludo tem explicação.

Tricodinia

Mesmo variando de pessoa a pessoa, a sensibilidade do couro cabeludo é um fato, pois é uma área repleta de terminações nervosas. Em algumas pessoas esta sensibilidade acontece de uma forma mais intensa, precisando neste caso de uma consulta com o dermatologista, para que possa ser feito um diagnóstico e, se for o caso, identificar a tricodinia para que o tratamento possa ser feito da maneira correta.

*O médico responsável por esta área é o tricologista.

Quais são as causas da tricodinia?

A dor que, muitas vezes, vem em forma de pontada, agulhada, formigamento e até ardência, claro que a intensidade vai variar e  acontece 2 vezes mais em mulheres ( Fonte: Revista Dermatology:2002). De uma forma geral, esta sensibilidade aumentada, pode estar associada a alguma inflamação do couro cabeludo e até a queda de cabelo. Estudos feitos para determinar a relação da tricodinia com a queda de cabelo mostraram que em um grupo de 248 pessoas que tinham algum tipo de queda, 29% apresentavam Tricodinia.(Fonte:Clínica Doppio e NCBI).

A dor no couro cabeludo pode estar associada a diversas razões além da tricodinia, são elas:

  • Deixar o couro cabeludo sem respirar.

Lembra quando falavam que usar boné por muito tempo poderia fazer mal? Pois esta crença estava certa, a utilização de bonés, capacetes e chapéus, faz com que o couro cabeludo fique sem contato com o ar o que pode ocasionar o aumento da sensibilidade do couro cabeludo.

  • Ansiedade e estresse.

 Mesmo que grande parte da população não aceite ou acredite, a nossa mente tem um poder fundamental no desenvolvimento de adversidades no nosso corpo. O estresse e a ansiedade pode ter o poder de fragilizar o nosso sistema imunológico, facilitando assim o enfraquecimento e a queda capilar.

  • Exposição excessiva ao sol.
 É bastante comum, especialmente os calvos e quem tem cabelo fino, após um grande período exposto ao sol ( Sem proteção) sintam seu couro cabeludo dolorido.  Então sempre que for ficar por um grande período de tempo no sol, use protetor solar.

  • Falta de higiene.
 A falta de cuidados higiênicos com o couro cabeludo pode levá-lo ao aparecimento de fungos, caspas ou até a uma doença dermatológica mais séria. Grande parte das doenças causadas pela falta de higiene,  geram coceira, e o ato de coçar a cabeça pode ocasionar uma inflamação do couro cabeludo.

O que fazer ao sentir qualquer incômodo no couro cabeludo?

Antes de tomar qualquer atitude drástica você precisa procurar um médico especialista para que você possa receber o diagnóstico correto.

Procure um tricologista

Medidas que você deve tomar para a sua saúde.

Mesmo que o médico é quem deve ter a palavra final, alguns hábitos são essenciais para que você cada vez menos passe por situações que provoquem as dores no couro cabeludo. Um hábito importante é a utilização, não em excesso, de chapéu para proteção dos raios solares, principalmente quando você estiver em um ambiente totalmente exposto, como as praias. O costume de passar chapinha, secadores, tinturas e outro produtos no cabelo pode lesionar não só os cabelos como também o couro cabeludo, então use estes produtos com moderação e sempre que for aplicar, procure um profissional qualificado. Por mais que grande parte das vezes uma pequena coceira ou incômodo possa não ser nada, é sempre bom procurar um especialista para acabar de vez com as dúvidas e, se for o caso, começar o tratamento imediatamente. Assim como a tricodinia, outras anormalidades que podem afetar nosso couro cabeludo, tem tratamento.

Saiba mais

Hairloss blocker é bom
Entenda como o jogador Túlio Maravilha driblou a calvície e esta atacando novamente com os cabelos mais volumosos.
Filha de goiaba para queda de cabelo
Você sabia que a folha de goiabeira tem diversos benefícios para o nosso cabelo? Saiba como este chá pode prevenir até a queda de cabelo.
Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

2 opiniões sobre “Tricodinia – Dor no couro cabeludo tem explicação.”

  1. Fiz uma corrigida de septoplastia com turbinectomia dia 17 de agosto. Uns 5 dias depois o tipo da minha cabeça começou a ficar sensível e hoje já é 3 de setembro e mal consigo encostar o dedo. Mas não é em toda a cabeça é só uma área circular no topo dela. Acredito que é alguma reação adversa da anestesia geral. Também fiquei com incômodo mas gengiva superior só na parte frontal, pesquisei e descobri que é por causa da ligação das veias do nariz com a boca.

    1. Olá Wesley, tudo bem?
      Muito interessante o seu depoimento, espero que já esteja tudo bem.
      Nesse caso, o ideal é procurar o seu médico para que ele possa te ajudar e esclarecer as suas dúvidas.
      Depois conta para gente o que ele disse.

      Obrigado por comentar e até mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *