Você sabe o que faz um tricologista? Saiba tudo sobre esta especialidade médica.

Tricologista

O tricologista, responsável pela saúde do couro cabeludo e cabelo, pode ser confundido pelo paciente durante a  procura por  cuidados específicos. Na área da saúde é muito comum surgir dúvidas sobre qual profissional procurar. Um profissional de podologia não pode resolver todos os problemas relacionado aos pés, pois  em alguns casos, necessita de avaliação médica ( Ortopedista), nos cuidados capilares acontece a mesma coisa, o cabeleireiro não tem autoridade para resolver os problemas de saúde relacionado aos cabelos e couro cabeludo, cabe ao tricologista avaliar e passar o tratamento correto.

Entendendo a tricologia

Como dito anteriormente, a tricologia é uma área da saúde que tem como principal função cuidar e tratar doenças e adversidades que podem acontecer com os cabelos, couro cabeludo e pelos.Este profissional tem a capacidade técnica de identificar, analisar e tratar doenças como: Infecções no couro cabeludo, queda de cabelo , dermatite seborreica(caspa), psoriase e outras. A importância de consultar este profissional é que uma simples inflamação ou queda de cabelo pode esconder um problema maior, pois o tricologista irá analisar a causa através da anamnese e se necessário você irá realizar alguns exames como tricoscopia, tricograma, fototricograma e até uma biópsia para análise mais detalhada do couro cabeludo.

Quais profissionais podem fazer a especialização e receber o nome de Tricologista?

Nos dias de hoje é bastante comum encontrarmos profissionais com um leque gigantesco de conhecimento, porém, ainda é necessário que muitas atividades sejam exercidas por profissionais que estejam realmente qualificados. Os estudos sobre a estética capilar tem avançado muito, por isso é comum que os esteticistas tenham uma parcela de conhecimento em tricologia, o que é bastante importante, porém este conhecimento é limitado quando comparado aos estudos de um médico dermatologista, que é o profissional adequado e habilitado para tratar as doenças capilares. Antes de qualquer ação, procure um médico.

Tricologista

Quando devo procurar um tricologista?

Pode parecer simples quando o assunto é a saúde dos cabelos, couro cabeludo e pelos, entretanto, pode ser mais complexo do que se imagina. Um problema capilar pode ter várias causas internas que podem estar originando o problema, então qualquer sinal de alteração, procure o médico o mais rápido possível. Veja os sinais que podem indicar que você esteja com algum problema.

*Lembrando que cada caso é um caso, então se surgiu algum desconforto ou dúvida, procure um especialista.

  • Queda de cabelo em excesso.
  • Perda de cabelo em locais específicos.
  • Couro cabeludo descamando.
  • Espinhas no couro cabeludo.
  • Infecções ou inflamações no couro cabeludo.
  • Aumento excessivo da oleosidade, com possível aparecimento de caspa.
  • Mudança da cor dos fios.
  • Sentir que o crescimento capilar diminuiu.
  • Aparecimento de caspa.
  • Dor no couro cabeludo.

Vale lembrar que são apenas alguns sinais dentre vários que podem levar a procura do médico.

Como encontrar um médico com especialidade em cabelos?

Pode ser que apareça algumas dúvidas na hora de procurar um profissional (Médico) adequado para te auxiliar na resolução do eu problema, pois saiba, que no estado de São Paulo, você pode fazer uma pesquisa no “Conselho regional de medicina do estado de São Paulo”, e apenas com o  CRM do médico, você pode descobrir a sua especialidade, facilitando assim a sua procura, lembrando que para que o médico possa atuar como especialista em cabelos ele deve ser da sociedade brasileira de dermatologia ( Fonte: Clínica Doppio)

*Se você não for do estado de São Paulo, procure o conselho do seu estado.

Artigos relacionados

O nosso cabelo tem mais segredos do que imaginamos. Conheça 10 curiosidades incríveis que mostrarão como nosso cabelo é especial.
Filha de goiaba para queda de cabelo
Você sabia que a folha de goiabeira tem diversos benefícios para o nosso cabelo? Saiba como este chá pode prevenir até a queda de cabelo.
Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *