Water only – Lavar o cabelo só com água faz mal?

Lava o cabelo só com água

Lavar o cabelo só com água? Isso mesmo, está surgindo um movimento interessante em relação a alguns hábitos rotineiros. A utilização de shampoo e condicionador durante o banho, não passou por nenhum questionamento, pois na visão geral, se tratava de um hábito natural e indispensável, entretanto, estudos sobre a ação do sulfato no couro cabeludo e nos fios, fizeram com que vários questionamentos fossem levantados. 

Mas o sulfato não ajuda na limpeza dos cabelos?

Não podemos ignorar o fato de que os sulfatos que estão presentes nos produtos que, normalmente, utilizamos durante o banho, tem uma boa importância na limpeza e higienização da região, todavia, não podemos ignorar o fato de que ele não elimina apenas a sujeira dos fios, pois o sebo, importante para a oleosidade natural dos fios, também vai embora, impedindo de realizar as seguintes funções:

  • Segurar a hidratação por mais tempo.
  • Dar aquele brilho natural.
  • Proteção extra.
  • Evita a triconodose.

Se abdicar de vez do uso de shampoo e condicionador for algo totalmente fora da sua realidade, e mesmo assim você deseja realizar alguma mudança, a opção mais viável é a utilização de produtos Low Poo, onde o sulfato não será encontrado, lembrando que a oleosidade natural, mesmo que em pequenas quantidades, será eliminada.

 

Quais os benefícios de lavar o cabelo só com água.

Mesmo sabendo que a sua intenção é apenas entender quais são os benefícios para o cabelo da utilização desta prática, mas, não poderia deixar de citar os impactos positivos no meio ambiente você estará proporcionando.

Benefícios para o meio ambiente

Lavar cabelo só com água

Por mais que os componentes dos produtos para os cabelos serem variados, a maioria é composta pela mesma estrutura química: veículo, agente de limpeza, estabilizador de espuma, agentes condicionadores, aditivos e espessantes, fazendo alguns estragos quando em contato com a natureza, além dos terríveis testes em animais . Fonte: Ecycle

Benefícios para os cabelos

Apesar de muitas pessoas relatarem que os primeiros dois meses o cabelo pode apresentar uma oleosidade anormal, saiba que é perfeitamente normal, pois é o período que nosso couro cabeludo está adaptando a nova fase. Os principais benefícios para o cabelo é a diminuição do contato com produtos que contém substâncias químicas ( Onde não sabemos quais os danos a longo prazo) deixando o couro cabeludo mais saudável e com a produção adequada de sebo.

Lavar o cabelo só com água faz mal

Existe alguma técnica para realizar o "water only?"

Antes de mais nada, deve-se fazer uma limpeza no cabelo e couro cabeludo para que os produtos acumulados sejam removidos, existem várias opções para realizar esta etapa, e a argila é uma delas ( Cada cabelo tem uma reação) e também só é indicada para quem segue o “No poo”. Se você ainda não aderiu a nenhuma técnica (No poo ou Low Poo) a recomendação é que lave o cabelo com um shampoo com sulfato e inicie o water only.

Etapas

Cuidados antes do contato com a água

Certificado que o cabelo está “limpo” comece realizando algumas massagens no couro cabeludo, para que ele seja estimulado a distribuição da oleosidade natural, além de desprender células mortas que serão removidas quando tiver contato com a água.

Durante o banho (Contato com a água)

Tenha preferência pela utilização de água morna ou fria e deixe a água cair em toda a extensão do cabelo, continuando com a massagem de estimulação. Para que o “sebo” seja distribuído por todo o cabelo, é aconselhado o uso de pentes com dentes largos ou os próprios dedos, então comece a desembaraçar os fios.

Finalização

Muitas pessoas contam que, após algum tempo, não sentem necessidade de utilizar produtos que “dariam” uma ajuda na finalização, porém se você sentir necessidade sempre escolha produtos naturais, para que o “water only” realmente faça efeito.

Afinal, lavar o cabelo só com água faz mal?

Agora que você já sabe todos os benefícios e também como começar a jornada, a resposta para esta pergunta pode parecer um pouco óbvia, entretanto, vale lembrar que apesar de listado vários motivos para que você comece agora o “water only”, cada cabelo irá reagir de uma maneira. O mundoprosaude sempre recomenda a consulta com um especialista, onde você pode relatar a sua vontade e ele irá te informar, de acordo com as suas condições, quais serão as possíveis reações que você terá. 

Artigos relacionados

O que é biotina? Aprenda a encontrar quais os alimentos e produtos que contém a vitamina e veja os milagres que ela pode causar nos cabelos
Como usar óleo de coco no cabelo?
Você conhece todos os benefícios que o óleo de coco tem? Saiba tudo sobre este óleo vegetal muito usado para hidratação e nutrição capilar.
Please follow and like us:
Facebook0
Facebook
Pinterest
Twitter
Follow by Email

1 opinião sobre “Water only – Lavar o cabelo só com água faz mal?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *